Na VI edição do Colóquio Internacional Saberes e Práticas - CISP  2023, 
                foram aprovados 105 trabalhos em 05 Eixos Temáticos e 04 Modalidades
                EIXOS TEMÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
                1-   Ancestralidade - diferença e tradição
                2-   Interseccionalidade - etnia, gênero e classe
                3-   Construção do conhecimento -  Modelagem, saberes e práticas
                4-   Difusão do conhecimento - Modelagem e tecnologias sociais
                5-   Conhecimento e Cultura- Multirreferencialidade e complexidade
                Poderá ser contemplada transversalmente nos eixos temáticos a abordagem da Análise Cognitiva - AnCo
                REGRAS GERAIS:
                Cada pesquisador poderá enviar até 3 trabalhos individuais ou coletivos, sob a formas e modalidades ofertadas. 
                Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo  três co-autores. A indicação de co-autores deve ser feita 
                no momento da submissão do trabalho no site do evento, após esse momento NÃO é possível fazer a indicações de co-autores.
                Para a submissão de trabalhos com co-autores é necessário que todos os autores do trabalho tenham a inscrição realizada e 
                confirmada no sistema EVEN até a finalização do período de submissão de trabalhos. O ambiente de submissão será liberado 
                somente após a confirmação da inscrição do participante que fará o envio do trabalho.
                Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, 
                na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor 
                (es) responsável (eis) pelo conteúdo, adequação e apresentação do texto.
                Os trabalhos submetidos no VI CISP serão avaliados por professores doutores especialistas no tema, integrantes das 
                comissões científicas dos diferentes eixos.
                O(s) autor(es) e co-autor(es) devem estar atentos à divulgação da programação das sessões de apresentação dos trabalhos 
                e observarem as orientações disponibilizadas pela Coordenação do VI CISP. Não haverá alterações de data ou horário de 
                apresentação de trabalhos após a divulgação da programação. Assim, é de responsabilidade do(s) autor(es) estarem disponíveis 
                para participarem da sessão de apresentação no local, de forma presencial ou no ambiente virtual utilizado, na data e horário 
                indicados na programação divulgada pela coordenação do evento.
                Os trabalhos submetidos, avaliados, aprovados e apresentados serão publicados nos anais do VI CISP. Os trabalhos que não 
                foram apresentados não farão parte dos ANAIS do VI CISP e não receberão Certificado de Apresentação. O(s) autor(es) devem 
                obrigatoriamente utilizar os templates disponíveis para submeter os  trabalhos.
                MODALIDADES DE TRABALHOS
                1- Resumo expandido:  Para submissão na modalidade comunicação oral, o participante deverá elaborar um texto original, com extensão mínima 
                de 2 e máxima de 5 páginas (1.000 a 1.600 palavras), incluindo título, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, 
                fundamentação teórica, resultados e referências, de acordo com o modelo disponível no site do evento.
                A submissão será realizada exclusivamente na página do EVEN3, mediante login e senha cadastrados pelo participante no 
                momento da inscrição, devendo seguir as orientações para envio das propostas de trabalhos. Ao submeter o trabalho o(s) autor(es) 
                devem obrigatoriamente indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx. 
                Utilizar o template do evento.
                2- Interações formativas: atividade que promove espaços de discussão, reflexão, criatividade e dialogia com apresentação de entidades, 
                grupos de pesquisa,  associações e comunidades de prática, cujos representantes/coordenadores  deverão enviar um resumo da atividade 
                proposta com 800 a 1.200 caracteres informando o objetivo da atividade, justificativa, contribuições sociais e participantes da atividade (máximo 4).  
                As atividades serão desenvolvidas de forma interativa com os proponentes e o público presente. Ex. saberes e práticas desenvolvidos pelas diversas 
                comunidades (música, dança, artesanato, teatro, modelagens, jogos, etc). Tempo das interações 40 min.  
                É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx. 
                Utilizar o template do evento.
                3- Pôster acadêmico: produção de pôster impresso com trabalhos em andamento que deverá  conter a identificação do evento VI CISP, 
                título do trabalho, nome dos autores (máximo 3) e filiação institucional, contendo a introdução, objetivos, justificativa, métodos, 
                resultados e referências. O pôster deverá ser enviado eletronicamente para avaliação em formato Jpg ou Pdf, diretamente na Plataforma do evento. 
                Uma vez aprovado deverá ser impresso e entregue no ato do credenciamento do evento dia 04/12/2023 para exposição e apresentação conforme calendário definido. 
                O material de construção do pôster é de livre escolha dos participantes, sendo respeitadas as medidas padrão para pôster 85 x 100 cm (formato vertical). 
                É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Jpg ou Pdf. 
                    Utilizar o template do evento. 
                4- Vídeo-relatos: a proposta será a produção de vídeos de 3 a 5 minutos (com legenda), contendo relatos de experiência, indicando atividades 
                ou trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento em comunidades epistêmicas,  contemplando os campos da construção e difusão do conhecimento 
                em suas potencialidades. Os vídeos serão apresentados em ambiente online com mediação. Cada bloco contará com apresentação de 4 vídeos de 3 min 
                e tempo de interação de 12 min entre os autores e presentes com perguntas e respostas. Previsão de 25 min por bloco. 
                É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Mp4 ou AVI. 
                Utilizar o template do evento em PowerPoint para apresentação dos vídeo-relatos aprovados. 
                O  vídeo deve ser apresentado via formulário no site do evento, diretamente na plataforma de gestão, na área específica para este fim. O trabalho deve ser 
                inédito e de autoria dos próprios autores. A pesquisa  submetida não pode ter sido publicada e nem estar em processo de avaliação por outros eventos ou revistas 
                de qualquer natureza. O vídeo deverá ter entre  3 a 5 minutos. 
                O(s) autor(es) que tiverem o   trabalho aprovado participarão de uma sessão de exposição síncrona no formato de live do youtube, com a apresentação do vídeo gravado, 
                disponível no youtube e cujo link de acesso deve estar disponível ao público em geral e ter sido indicado no momento da submissão do 
                trabalho, tendo duração máxima de 5 (cinco) minutos, atendendo as demais normas desta chamada e das orientações complementares enviadas. 
                Eventuais submissões que estejam em desacordo com as Regras para Apresentação de Vídeo, que constam abaixo, poderão ser desclassificados automaticamente, 
                a critério único e exclusivo da comissão científica, sem direito a recurso.
                REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
                O vídeo deve ser gravado com apresentação da tela e imagens da câmera (pode ser do celular). O tempo de gravação deve ter tempo mínimo de 3 minutos 
                e tempo máximo de 5 minutos. Para melhor compreensão do vídeo relato de 3 a 5 minutos, enviado para avaliação em formato MP4 ou AVI, deve conter 
                textos legíveis na legenda e o áudio em qualidade suficiente para ser entendido. Caso o vídeo não atenda a estes requisitos, poderá ser desclassificado.
                O vídeo deverá ser disponibilizado via link de acesso ao youtube e deverá estar acessível no momento da submissão do  trabalho para avaliação. 
                O template de apresentação em Power Point será usado na apresentação dos trabalhos aprovados.
                A apresentação do trabalho aprovado de vídeo relato deve ser feita por apresentação de slides em formato PowerPoint ou similar. 
                O primeiro slide deve seguir o modelo padrão disponibilizado para download, preenchendo: título do trabalho, nome dos autores abreviados, 
                afiliações, financiamento (se houver) e categoria (Iniciação Científica, Graduação ou Pós-Graduação).
                CRONOGRAMA:
                SUBMISSÃO  TRABALHOS - 06/10/2023 a 20/11/2023 
                TRABALHOS APROVADOS: RESULTADO FINAL - disponível na área do participante até 30/11/1023.
                OS TRABALHOS PODEM SER ENVIADOS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL
                LINK PARA APRESENTAÇÃO DOS VÍDEO-RELATOS: https://meet.google.com/yom-rbdr-qft