Na VI edição do Colóquio Internacional Saberes e Práticas - CISP 2023,
foram aprovados 105 trabalhos em 05 Eixos Temáticos e 04 Modalidades
EIXOS TEMÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1- Ancestralidade - diferença e tradição
2- Interseccionalidade - etnia, gênero e classe
3- Construção do conhecimento - Modelagem, saberes e práticas
4- Difusão do conhecimento - Modelagem e tecnologias sociais
5- Conhecimento e Cultura- Multirreferencialidade e complexidade
Poderá ser contemplada transversalmente nos eixos temáticos a abordagem da Análise Cognitiva - AnCo
REGRAS GERAIS:
Cada pesquisador poderá enviar até 3 trabalhos individuais ou coletivos, sob a formas e modalidades ofertadas.
Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo três co-autores. A indicação de co-autores deve ser feita
no momento da submissão do trabalho no site do evento, após esse momento NÃO é possível fazer a indicações de co-autores.
Para a submissão de trabalhos com co-autores é necessário que todos os autores do trabalho tenham a inscrição realizada e
confirmada no sistema EVEN até a finalização do período de submissão de trabalhos. O ambiente de submissão será liberado
somente após a confirmação da inscrição do participante que fará o envio do trabalho.
Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita,
na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor
(es) responsável (eis) pelo conteúdo, adequação e apresentação do texto.
Os trabalhos submetidos no VI CISP serão avaliados por professores doutores especialistas no tema, integrantes das
comissões científicas dos diferentes eixos.
O(s) autor(es) e co-autor(es) devem estar atentos à divulgação da programação das sessões de apresentação dos trabalhos
e observarem as orientações disponibilizadas pela Coordenação do VI CISP. Não haverá alterações de data ou horário de
apresentação de trabalhos após a divulgação da programação. Assim, é de responsabilidade do(s) autor(es) estarem disponíveis
para participarem da sessão de apresentação no local, de forma presencial ou no ambiente virtual utilizado, na data e horário
indicados na programação divulgada pela coordenação do evento.
Os trabalhos submetidos, avaliados, aprovados e apresentados serão publicados nos anais do VI CISP. Os trabalhos que não
foram apresentados não farão parte dos ANAIS do VI CISP e não receberão Certificado de Apresentação. O(s) autor(es) devem
obrigatoriamente utilizar os templates disponíveis para submeter os trabalhos.
MODALIDADES DE TRABALHOS
1- Resumo expandido: Para submissão na modalidade comunicação oral, o participante deverá elaborar um texto original, com extensão mínima
de 2 e máxima de 5 páginas (1.000 a 1.600 palavras), incluindo título, problema, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia,
fundamentação teórica, resultados e referências, de acordo com o modelo disponível no site do evento.
A submissão será realizada exclusivamente na página do EVEN3, mediante login e senha cadastrados pelo participante no
momento da inscrição, devendo seguir as orientações para envio das propostas de trabalhos. Ao submeter o trabalho o(s) autor(es)
devem obrigatoriamente indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx.
Utilizar o template do evento.
2- Interações formativas: atividade que promove espaços de discussão, reflexão, criatividade e dialogia com apresentação de entidades,
grupos de pesquisa, associações e comunidades de prática, cujos representantes/coordenadores deverão enviar um resumo da atividade
proposta com 800 a 1.200 caracteres informando o objetivo da atividade, justificativa, contribuições sociais e participantes da atividade (máximo 4).
As atividades serão desenvolvidas de forma interativa com os proponentes e o público presente. Ex. saberes e práticas desenvolvidos pelas diversas
comunidades (música, dança, artesanato, teatro, modelagens, jogos, etc). Tempo das interações 40 min.
É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato.docx.
Utilizar o template do evento.
3- Pôster acadêmico: produção de pôster impresso com trabalhos em andamento que deverá conter a identificação do evento VI CISP,
título do trabalho, nome dos autores (máximo 3) e filiação institucional, contendo a introdução, objetivos, justificativa, métodos,
resultados e referências. O pôster deverá ser enviado eletronicamente para avaliação em formato Jpg ou Pdf, diretamente na Plataforma do evento.
Uma vez aprovado deverá ser impresso e entregue no ato do credenciamento do evento dia 04/12/2023 para exposição e apresentação conforme calendário definido.
O material de construção do pôster é de livre escolha dos participantes, sendo respeitadas as medidas padrão para pôster 85 x 100 cm (formato vertical).
É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Jpg ou Pdf.
Utilizar o template do evento.
4- Vídeo-relatos: a proposta será a produção de vídeos de 3 a 5 minutos (com legenda), contendo relatos de experiência, indicando atividades
ou trabalhos desenvolvidos ou em desenvolvimento em comunidades epistêmicas, contemplando os campos da construção e difusão do conhecimento
em suas potencialidades. Os vídeos serão apresentados em ambiente online com mediação. Cada bloco contará com apresentação de 4 vídeos de 3 min
e tempo de interação de 12 min entre os autores e presentes com perguntas e respostas. Previsão de 25 min por bloco.
É necessário indicar um dos eixos que integram as discussões temáticas do evento. Os trabalhos enviados devem ser em formato Mp4 ou AVI.
Utilizar o template do evento em PowerPoint para apresentação dos vídeo-relatos aprovados.
O vídeo deve ser apresentado via formulário no site do evento, diretamente na plataforma de gestão, na área específica para este fim. O trabalho deve ser
inédito e de autoria dos próprios autores. A pesquisa submetida não pode ter sido publicada e nem estar em processo de avaliação por outros eventos ou revistas
de qualquer natureza. O vídeo deverá ter entre 3 a 5 minutos.
O(s) autor(es) que tiverem o trabalho aprovado participarão de uma sessão de exposição síncrona no formato de live do youtube, com a apresentação do vídeo gravado,
disponível no youtube e cujo link de acesso deve estar disponível ao público em geral e ter sido indicado no momento da submissão do
trabalho, tendo duração máxima de 5 (cinco) minutos, atendendo as demais normas desta chamada e das orientações complementares enviadas.
Eventuais submissões que estejam em desacordo com as Regras para Apresentação de Vídeo, que constam abaixo, poderão ser desclassificados automaticamente,
a critério único e exclusivo da comissão científica, sem direito a recurso.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
O vídeo deve ser gravado com apresentação da tela e imagens da câmera (pode ser do celular). O tempo de gravação deve ter tempo mínimo de 3 minutos
e tempo máximo de 5 minutos. Para melhor compreensão do vídeo relato de 3 a 5 minutos, enviado para avaliação em formato MP4 ou AVI, deve conter
textos legíveis na legenda e o áudio em qualidade suficiente para ser entendido. Caso o vídeo não atenda a estes requisitos, poderá ser desclassificado.
O vídeo deverá ser disponibilizado via link de acesso ao youtube e deverá estar acessível no momento da submissão do trabalho para avaliação.
O template de apresentação em Power Point será usado na apresentação dos trabalhos aprovados.
A apresentação do trabalho aprovado de vídeo relato deve ser feita por apresentação de slides em formato PowerPoint ou similar.
O primeiro slide deve seguir o modelo padrão disponibilizado para download, preenchendo: título do trabalho, nome dos autores abreviados,
afiliações, financiamento (se houver) e categoria (Iniciação Científica, Graduação ou Pós-Graduação).
CRONOGRAMA:
SUBMISSÃO TRABALHOS - 06/10/2023 a 20/11/2023
TRABALHOS APROVADOS: RESULTADO FINAL - disponível na área do participante até 30/11/1023.
OS TRABALHOS PODEM SER ENVIADOS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL
LINK PARA APRESENTAÇÃO DOS VÍDEO-RELATOS: https://meet.google.com/yom-rbdr-qft